O momento de fazer a escolha de apartamento próprio — usado ou na planta — e sair do aluguel é difícil. São muitas as condições que devem ser avaliadas e cada consumidor tem suas próprias características a serem respeitadas.

Por isso, antes de optar pela compra do imóvel, para evitar problemas e chateações é preciso explorar todos os pontos, como segurança, conforto, custos, valorização da área e infraestrutura, principalmente quando se tem filhos. Não há nada pior que fazer um investimento tão alto, se arrepender e não ter como voltar atrás.

Se você está interessado na escolha de um apartamento em Montes Claros, saiba os critérios que precisam ser observados acompanhando o texto a seguir.

Priorize a localização

É importante traçar as rotas dos lugares que você e sua família frequentam. Perder tempo no trânsito está entre as maiores queixas de quem mora em bairros distantes do trabalho ou da escola das crianças. Ademais, é importante também verificar a infraestrutura de transporte e serviços próximos ao apartamento.

Além disso, visite o imóvel em horários alternativos, pois só assim você saberá verdadeiramente como é o bairro. Verifique se há algum comércio próximo que possa produzir barulhos ou ruídos durante a noite, ou ainda se o local é muito ermo, gerando insegurança até mesmo de sair da garagem.

Conheça bem a infraestrutura

Conhecer bem a infraestrutura do apartamento é muito importante. Se o apartamento não for lançamento, verifique o seu histórico e os materiais que foram usados na construção. Conhecer a qualidade do imóvel que você está comprando lhe dará poder de negociação.

Se o apartamento estiver na planta, você deve guardar o memorial descritivo, no qual consta o piso, o revestimento, o tipo de portas e janelas, os metais que revestirão o imóvel, ou seja, todos os materiais que deverão ser entregues. Tudo isso é essencial e deve ser verificado ao receber o imóvel.

Quando for escolher seu apartamento, é importante selecionar vários imóveis, pois aquele que parece lindo em fotos pode ser decepcionante ao vivo, enquanto o imóvel que talvez não tenha fotos muito legais pode surpreender positivamente.

Informe-se sobre a valorização da região

Imóveis que são pouco valorizados pelo mercado podem estar com um preço mais acessível para você. Contudo, é importante verificar se no futuro esse imóvel poderá ser valorizado. É possível analisar isso principalmente quando há nas proximidades boas construções, particulares ou não.

Tenha sempre um profissional ao seu lado

É bem provável que você faça um investimento que comprometerá a sua renda por anos, por isso, ele deve ser muito seguro. Apenas uma imobiliária confiável tomará todas as precauções necessárias para a segurança dessa transação.

Assim, você evita comprar o apartamento e depois ser surpreendido por dívidas antigas de IPTU, ou ainda por penhoras e processos que comprometerão a sua aquisição.

Na cidade de Montes Claros, é possível encontrar bons apartamentos, seja para morar com a família, seja para investimento. Apesar de a valorização dos imóveis ser alta, você ainda pode alcançar preços muito acessíveis e financiamentos atraentes.

Se você gostou das nossas dicas sobre a escolha de apartamento, clique aqui e conheça os 3 melhores bairros para morar em Montes Claros!