O momento de decorar a nossa casa pode ser considerado um dos mais gostosos, desde a hora em que assinamos o contrato e pegamos as chaves. É na escolha da iluminação, das cores das paredes, das tecnologias que serão implantadas e, principalmente, dos móveis e objetos, que imprimimos a nossa personalidade. Mas para isso, também é preciso seguir algumas tendências de decoração.

A inovação no consumo de energia elétrica e de água, por exemplo, além da automação em algumas áreas do imóvel, estão entre as mais mencionadas e procuradas pelas pessoas. Também há uma preocupação com a sustentabilidade e a busca pela valorização de fornecedores locais nesse processo.

Neste artigo, vamos mostrar para você algumas das tendências de decoração que podem ser aplicadas em seu apartamento em Montes Claros. Acompanhe a leitura e comece já a conversar com um profissional sobre o assunto!

Contemporaneidade

O estilo contemporâneo traz aos ambientes certa sobriedade, boa iluminação, amplitude e minimalismo. Isso porque ele valoriza as formas mais retas, geométricas.

A ideia, também, é usar materiais com maior durabilidade e resistência. Dessa forma, a madeira, os vidros, pedras e espelhos estão presentes nesse tipo de decoração, assim como os tons de cinza, nude e outros mais neutros.

Revestimento em pedras

Os pisos voltaram a ser valorizados na decoração de apartamentos, e esse movimento trouxe de volta a tendência a usar materiais nobres, como o mármore e o granito. Além de serem muito fáceis de fazer a manutenção e a limpeza, garantem a beleza do ambiente e têm alta durabilidade.

Nas paredes, têm sido muito usadas pedras naturais, que podem ser aplicadas com diferentes técnicas. O objetivo é ter efeitos visuais que chamam a atenção, como no caso dos mosaicos.

Sustentabilidade

Já que estamos falando em tendências de decoração, não podemos deixar de fora a preocupação com o meio ambiente. Se você vai mexer no apartamento, por que não investir, então, na sustentabilidade?

Se o seu apartamento possui uma área livre, ou é um apartamento de cobertura, é possível fazer isso a partir da captação de água da chuva, que pode ser usada na área de serviço e nos banheiros. Também vale investir na automação, que ajuda a reduzir os custos com energia, além de oferecer mais praticidade, se considerarmos dispositivos inteligentes para ligar e desligar equipamentos, por exemplo. O bom aproveitamento da luz natural também entra nessa conta.

Opção por artigos regionais

Está cada vez mais em alta a valorização da produção local, ou seja, a compra de materiais, alimentos e todo o tipo de produtos feitos onde você mora. Assim, na hora de decorar, que tal escolher artistas da região para fazer uma galeria de arte em uma das suas paredes?

O mesmo pode valer para móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração, de preferência artesanais. Outra boa ideia, nesse caso, é espalhar pela casa itens que foram adquiridos em suas viagens pelo Brasil ou pelo exterior.

Uso das “mineirices” a favor do aconchego

“Em Minas, como os mineiros.” A brincadeira com o dito popular serve para nos lembrar de que usar uma decoração tipicamente mineira, em uma cidade como Montes Claros, dará ao seu apartamento uma sensação de conforto, aconchego e acolhimento. E essas palavras nunca estiveram tão em alta quanto agora!

Aqui, a ideia é preencher o minimalismo proposto pela contemporaneidade com objetos típicos das tradições de Minas Gerais, que podem envolver obras feitas em barro e móveis de madeira rústica. A delicadeza dos crochês e de peças entalhadas em ferro também dará ao seu apartamento a sensação de estar em uma cidade mineira.

Claro que essas escolhas dependem, primordialmente, do seu gosto pessoal. Mas acompanhar algumas das principais tendências de decoração ajudará a fazer da sua casa um ambiente mais sofisticado e com muito bom gosto, que vai encantar as suas visitas!

Gostou das nossas dicas? Que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?