A varanda gourmet é um espaço que vem ganhando destaque nos projetos imobiliários, pois traz elegância e praticidade aos imóveis. Contudo, é importante atentar aos móveis para varanda gourmet que serão escolhidos.

De forma geral, o mobiliário tem papel fundamental na decoração de qualquer cômodo, mas na varanda gourmet, devido ao fato do espaço mesclar ambientes, esses móveis devem ser escolhidos com cuidado.

Caso esse espaço esteja coberto e fechado com vidros, o proprietário terá liberdade para usar materiais como madeira, tecido ou fibras naturais. Caso ela esteja aberta, é importante definir materiais resistentes antes de escolher os móveis.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então, leia este artigo até o final!

1. Bancadas com gavetas

É comum que as varandas gourmet estejam integradas com outros cômodos. Nesse caso, elas podem complementar o ambiente principal. Se a sua varanda está ligada a uma cozinha, por exemplo, é interessante escolher uma bancada com gavetas amplas.

A bancada poderá ser usada como espaço para fazer pequenas refeições, conversar ou beber algo. Se ela tiver gavetas amplas integradas, esses espaços podem para guardar objetos como panelas, taças, facas etc.

2. Mesas e cadeiras

Esses móveis devem ser escolhidos com cuidado, de forma que aproveitem o espaço, mas não prejudiquem a locomoção. Em geral, os móveis para varanda gourmet têm um estilo rústico.

Por essa razão, as mesas costumam ter superfície de pedra ou madeira, mas não é uma regra. Uma dica é evitar deixar o local carregado da mesma informação. Por exemplo, se o piso da sua varanda já é de madeira, talvez não seja uma boa ideia escolher uma mesa com o mesmo material — ainda que seja de outro tom.

Com relação às cadeiras, evite modelos formais. A varanda gourmet é um ambiente descontraído. Priorize o conforto dos seus convidados e a composição do projeto.

Se o seu estilo for mais retrô, é possível mesclar móveis, como cadeiras e bancos. Essa combinação costuma dar muito certo. Os bancos podem ser colocados no canto e servir de suporte para vasos, quando não estiverem sendo usados.

3. Armários

Evite armários que cheguem muito próximo ao teto, uma vez que isso pode tirar o aspecto informal da sua varanda. Além do mais, decorar o topo do armário com objetos de sua preferência ajuda a tornar o ambiente mais bonito.

Antes de escolher o tamanho desse móvel, tenha em mente o que será guardado dentre dele. Lembre-se de que a varanda gourmet não tem como objetivo ser uma segunda cozinha, por isso, é importante ser razoável.

O ideal é que o armário consiga guardar pequenos eletrodomésticos, como um cooktop portátil, talheres, pratos etc.

Como você viu, escolher os móveis para varanda gourmet não é nenhum grande desafio, desde que o morador respeite o espaço disponível e saiba o que espera da decoração do ambiente. Outra dica é respeitar a sua personalidade. Não decore sua varanda com um estilo que não tem nada a ver com você.

Se você gostou deste artigo, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim você ajuda seus amigos que também têm dúvidas sobre decoração!