O seguro-fiança é uma modalidade de garantia prevista na Lei de Locações e, atualmente, tem sido muito utilizado pela facilidade de sua contratação e redução do seu custo.

Para quem vai alugar um imóvel e não deseja procurar um fiador, tem sido uma excelente opção que atende aos interesses de ambas as partes: inquilinos e proprietários de imóveis.

O que é um seguro-fiança?

Nessa modalidade de seguro, o contratante (inquilino) adquirirá uma apólice que pagará os custos de um eventual atraso do aluguel e acessórios ao proprietário do imóvel. Sendo assim, o beneficiário do seguro é o locador.

O seguro-fiança assume as dívidas do inquilino?

O seguro-fiança atua de forma semelhante a um fiador, assumindo, em um primeiro momento, a responsabilidade pelo pagamento das dívidas ao proprietário do imóvel. Contudo, a seguradora cobrará do inquilino o ressarcimento desses valores — da mesma forma que um fiador faria.

Quanto custa o seguro?

O valor pode variar de acordo com as taxas cobradas por cada seguradora, mas os custos estão bem mais atrativos e acessíveis. Hoje no mercado são praticadas taxas fixas que variam de 15% a 20% do valor do aluguel.

Dependendo do perfil cadastral do inquilino, o seguro será calculado considerando o seu score, o que poderá influenciar no custo desse produto. Todavia, esse valor pode ser parcelado em até doze vezes, conforme política da seguradora selecionada.

Se você optar pelo parcelamento, mas decidir entregar o imóvel antes do fim do contrato, poderá ficar imune do pagamento restante do seguro. Todavia, lembre-se de verificar essa possibilidade com a seguradora contratada.

Quais são as vantagens do seguro-fiança?

Em primeiro lugar, o locatário se livra do constrangimento de ter que pedir que amigos ou familiares aceitem o convite para serem fiadores, já que a maioria dos contratos exige a apresentação de mais de um fiador.

Isso nos leva à segunda vantagem: agilidade no processo de locação. A contratação do seguro é rápida, fazendo com que pessoas que precisam se mudar imediatamente prefiram usar esse serviço.

Por fim, destacamos que algumas seguradoras oferecem serviços que podem ser usados pelo inquilino, como os de chaveiros, eletricistas e encanadores.

Como vimos, contratar um seguro-fiança é uma alternativa que deve ser considerada por pessoas que precisam de agilidade na hora de alugar um imóvel e não podem esperar a boa vontade de terceiros.

Se você está pensando em alugar um imóvel em Montes Claros, lembre-se de pesquisar um pouco sobre os bairros da cidade. Para ajudá-lo nessa missão, nós escrevemos um artigo sobre os três melhores bairros para morar nessa cidade!