Uma cidade que tem atraído a presença de empresários e estudantes universitários só poderia inspirar um sentimento nas pessoas que vivem ou passam por ela: juventude! Montes Claros já é o sexto mais populoso entre os municípios mineiros e abriga nada menos do que 21 instituições de ensino superior, o que explica o fato de milhares de jovens optarem por estudar em Montes Claros.

Devido à atração de tanta gente para a região, não poderia ser diferente: o município também vê seu desenvolvimento e crescimento econômico, com a abertura de cada vez mais empresas em segmentos diversificados.

Com todas essas características, certamente já passou pela sua cabeça a ideia de morar e estudar em Montes Claros, não é mesmo? Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre as principais universidades instaladas no município e ajudar você com dicas para encontrar imóvel na cidade. Confira!

Universidades e faculdades em Montes Claros

Como mencionamos, Montes Claros se tornou polo educacional no norte de Minas Gerais em razão da grande quantidade de instituições de ensino superior. Um dos destaques é a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de ensino gratuito e com o maior campus da região.

Nada menos do que nove mil alunos estudam nela, com quase três mil servidores públicos empregados na instituição. Além dela, a cidade conta com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e com um campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Entre as particulares, destacam-se as que têm foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo, que favorecem o crescimento econômico da região. Nesse quesito, podemos citar o Centro Universitário FIPMOC, as Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) e as Faculdades Santo Agostinho.

Possibilidade de morar em alojamento

Com tantas instituições de ensino superior, certamente a cidade deve contar com uma estrutura para abrigar os estudantes de forma gratuita. Mas há algumas dificuldades para encontrar vagas para tantos universitários. Além disso, elas são destinadas àqueles com renda mais baixa e exclusivamente para alunos da UFMG.

Outra questão a se considerar é que, ao morar nas moradias universitárias subsidiadas pelo governo, o estudante deve se submeter às regras estipuladas. Também não pode escolher com quem vai conviver, nem receber visitas dos familiares.

Aluguel para estudar em Montes Claros

Obviamente, o mercado imobiliário entendeu às necessidades de moradia dos estudantes que vêm de fora do município e, por isso, há muitas possibilidades para locação, em especial nos bairros próximos às instituições de ensino instaladas na cidade. Diante disso, para conseguir o imóvel ideal, é recomendável pesquisar quais as melhores oportunidades, procurando uma imobiliária que possa ajudar você a encontrar aquele mais adequado às suas necessidades.

Como o município vem se desenvolvendo progressivamente, mesmo os bairros mais distantes do centro oferecem aos estudantes toda a infraestrutura necessária, como comércio, restaurantes, farmácias, entre outras facilidades. A vantagem é que os custos nesses lugares costumam ser menores — basta, apenas, que você verifique o custo-benefício, levando em consideração a locomoção.

Morar e estudar em Montes Claros tem sido uma opção cada vez mais desejada por jovens de todo o país que buscam qualidade de ensino e de vida, em um município em franco crescimento. Melhor ainda é perceber que a cidade está crescendo e oferece excelentes oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade para depois que você se formar.

E então? O que achou das informações deste post? Já passou no vestibular e pretende mudar-se para Montes Claros? Siga as nossas páginas no Facebook e no Instagram e fique por dentro de outras novidades!