Qual o momento certo de investir na casa própria? Esse é, certamente, o sonho da maioria dos brasileiros. Mas é preciso planejamento e muita pesquisa antes de escolher o imóvel mais adequado ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Além do orçamento, claro!

O certo é que a decisão só poderá ser tomada após a análise do mercado imobiliário em Montes Claros, uma boa avaliada nos melhores bairros para viver na cidade e nas atuais condições profissionais e financeiras nas quais você se encontra no momento.

Neste artigo, selecionamos algumas dicas para ajudar você a tomar essa decisão. Vamos a elas? Aproveite a leitura e comece a fazer o seu planejamento para comprar a casa própria!

Acompanhar o mercado imobiliário

Apesar de ser conhecida como um dos investimentos mais seguros, o mercado imobiliário, assim como todos os segmentos, tem seus altos e baixos. Por isso, quem está pensando em comprar a casa própria deve começar a acompanhar as notícias sobre o setor na região onde mora.

Isso porque sempre há oscilações nos preços dos imóveis, de acordo com o momento macroeconômico, o desenvolvimento da área onde você pretende fazer a aquisição, a relação entre a oferta e a demanda, entre outros. O ideal é deixar para comprar nos momentos em que os preços estão menores, assim como as taxas de juros para o financiamento imobiliário, se você for utilizá-lo.

Checar as condições do local e da moradia

Ao decidir sair do aluguel e investir na casa própria, você tem que levar em consideração diversos fatores que envolvem essa mudança. Entre eles está a localização do imóvel onde vai fazer a compra. Nem sempre temos orçamento suficiente para a aquisição no mesmo bairro ou região em que moramos.

De toda forma, em Montes Claros, a maioria das regiões têm infraestrutura completa, com comércio, instituições de ensino e boas condições de mobilidade urbana. Portanto, pesquisando com paciência, certamente você conseguirá aliar uma boa relação custo-benefício em sua escolha.

Considerar o momento profissional

Principalmente para as pessoas que farão um financiamento para a compra do imóvel, é muito importante que se tenha uma segurança maior em relação ao trabalho. A hora certa de mudar-se para a casa própria pode ser aquela em que você já terminou os estudos e se sente estável no emprego, já que as parcelas podem durar por até 30 anos.

Levar em conta o valor das parcelas

Por falar em financiamento, uma dica preciosa para quem vai adquirir um imóvel nessa modalidade é procurar mais de uma instituição financeira para checar as condições de pagamentos, as taxas de juros e a documentação exigida para obtenção de crédito. Nessa hora, é importante usar as ferramentas de simulação oferecidas pelos bancos.

Assim, você poderá fazer o seu planejamento financeiro antes de tomar a decisão e verificar se as parcelas cabem no seu orçamento mensal, evitando apertos.

Maior liberdade sobre o imóvel

É chegado um momento em que desejamos mais da nossa moradia, como aquela vontade de fazer reformas e decorar de acordo com as nossas necessidades e a nossa personalidade. Se esse é o seu caso, realmente você está perto da hora de comprar a casa própria.

Além disso, quando a vida se encaminha para uma estabilidade profissional e profissional, o investimento em um imóvel pode ser a melhor solução para que seu dinheiro esteja mais seguro. Comprar a casa própria é um desejo que deve ser perseguido por todas as pessoas que começam a ter a sua vida mais tranquila e querem assegurar o futuro da família.

Contar com a assessoria de uma imobiliária séria e consolidada na cidade também é muito importante para auxiliar neste processo.

E então? Nosso conteúdo ajudou você a pensar melhor no momento certo de adquirir o seu imóvel? Assine a nossa newsletter e comece já a ficar por dentro das informações sobre o mercado imobiliário!