Muitas vezes, alugar imóveis pode parecer algo muito burocrático e difícil. No entanto, a cada dia esse processo tem sido facilitado pelas imobiliárias, que oferecem uma série de benefícios aos seus clientes. Mas como fazer a escolha certa e morar em um lugar que proporcione aconchego, segurança e tranquilidade?

Há alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher a sua próxima moradia. Afinal, geralmente não queremos fazer muitas mudanças ao longo da vida, não é mesmo? Para ajudar você a ficar atento a todos os pontos importantes que devem ser observados antes de assinar um contrato de locação, elaboramos este artigo com dicas para fazer a melhor escolha possível. Confira!

Avalie a localização do imóvel

Antes de se apaixonar pelo imóvel e começar a encaixotar seus pertences, é importante verificar algumas condições que vão ajudar a melhorar a sua qualidade de vida — uma delas é a localização. Você deve ficar bem informado sobre as opções de transporte público e de mobilidade na região onde ele se situa.

Também é preciso ver se há infraestrutura e proximidade de farmácias, supermercados, padarias, escolas, caso você tenha crianças, entre outros. Tudo isso é fundamental para garantir que você não tenha gastos extras com transporte.

Cheque a segurança da região

Outro ponto importante é a segurança do bairro. Converse com vizinhos e pergunte sobre o dia a dia nas ruas ao redor do imóvel escolhido. É bom fazer visitas em horários diferentes para que você consiga sentir o clima da região e observar os frequentadores da rua onde ele se localiza. Também vale aproveitar para checar se há muito barulho e se a vizinhança é amigável.

Observe o tamanho do imóvel

Não se esqueça, ao visitar o imóvel, de observar bem o espaço dos cômodos e tentar imaginar se os seus pertences vão caber no local sem apertos. Vale a pena levar uma trena e medir as paredes para ter uma noção mais exata do tamanho do imóvel e checar se ele é adequado às suas necessidades.

Verifique a estrutura

Você não pode se esquecer de checar informações estruturais do imóvel. Portanto, não hesite em testar todas as fontes de energia e o sistema hidráulico, abrindo torneiras e, até mesmo, o registro do chuveiro. Veja, também, se o imóvel tem bom acabamento e se a pintura é nova. Tudo isso contribui para um ambiente mais aconchegante e agradável.

Pesquise o valor da locação

Você deve pesquisar muitos imóveis, relacionando a localização e os demais pontos que mencionamos para poder comparar os preços e avaliar o custo-benefício da locação. Também é importante planejar bem o seu orçamento e verificar se o valor do aluguel, do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do condomínio, no caso dos apartamentos, cabem no seu bolso.

Alugar imóveis é uma decisão importante para tomar em sua vida e deve ser feita com tranquilidade e planejamento. É importante procurar por uma imobiliária que tenha experiência e que ofereça muitas opções, assim você poderá comparar mais imóveis e fazer a escolha mais adequada às suas necessidades.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais dicas sobre locação e mercado imobiliário, assine a nossa newsletter e receba as novidades na sua caixa de entrada!