É cada vez mais comum que as pessoas troquem as saídas à noite para bares ou baladas por um momento mais tranquilo e acolhedor com as visitas. Receber os amigos em casa pode ser uma experiência agradável e divertida, em especial se você gostar de preparar um clima que cause boa impressão e proporcione uma recepção especial.

Para quem ainda não tem esse hábito, vale a pena dar uma olhada nas dicas que preparamos para ajudar a tornar esse momento inesquecível e criar boas memórias. Acompanhe o artigo e escolha as que mais combinam com você e seus amigos!

1. Decore o ambiente

Claro que, se a recepção não for temática, você não precisa correr muito atrás de enfeites especiais. Mas alguns detalhes podem ajudar a criar um clima de aconchego, caso a ideia seja a de um encontro mais tranquilo, ou de festa!

Na mesa, vale colocar os pratos em pilhas e reunir copos, taças e talheres de forma mais displicente. Assim, você evita os lugares marcados e deixa todos mais à vontade. Flores e velas dão charme aos cômodos, assim como a criação de pontos diferenciados de iluminação, como abajures e luminárias.

2. Escolha as bebidas que pretende servir

Não é preciso que você tenha disponível uma enorme variedade de bebidas para receber os amigos em casa. Normalmente, algumas boas garrafas de vinho e cerveja já ajudam a tornar o momento divertido.

Não se esqueça de que algumas pessoas podem não gostar de bebidas alcoólicas, então vale colocar na geladeira refrigerantes ou sucos. Outro fator importante a ser considerado é que a bebida deve combinar com o alimento que será servido.

3. Prepare comidas práticas

Não deixe que a recepção se torne um estresse para você. Afinal, ninguém quer chegar exausto ao momento de receber as visitas, não é mesmo? Portanto, procure preparar ou encomendar comidas práticas, que não deem muito trabalho ao anfitrião.

Pode ser interessante fazer um cardápio com petiscos variados ou colocar à mesa opções de recheios para que cada um monte o seu próprio sanduíche. Pizzas e tábuas de frios sempre são bem-vindas, assim como tortas salgadas e bruschettas.

4. Escolha a música ambiente

Uma boa música sempre ajuda a criar um clima interessante nos encontros que fazemos em casa. Só é preciso ter cuidado para escolher uma lista capaz de agradar a todos e não deixar o som muito alto para que vocês possam conversar.

5. Cuidado com a quantidade de convidados

Muitas vezes, temos vontade de convidar todos os amigos ao mesmo tempo para garantir que a noite seja divertida, mas é preciso ficar atento ao tamanho dos cômodos do seu imóvel e imaginar quantas pessoas vão caber nele com o mínimo de conforto.

Por fim, um jeito educado e agradável de receber os amigos em casa é recepcioná-los na entrada, mostrando carinho e alegria por tê-los em sua companhia. Vale lembrar que eles podem chegar com sede ou com fome, então tudo deve estar pronto e à disposição para que eles se sintam à vontade logo ao entrar em sua casa!

E você? Como gosta de receber os amigos em casa? Tem o hábito de preparar o ambiente e criar um clima diferente para as visitas? Deixe um comentário e compartilhe conosco as suas experiências!