A decoração de quarto infantil costuma ser um momento especial para os pais da criança. Essa é a hora de pensar no conforto e imaginar os bons momentos de tudo o que será vivido nesse ambiente. Nos últimos anos, as famílias têm feito escolhas mais modernas para esse cômodo, optando por materiais, cores e móveis que garantam harmonia, aconchego, mas também praticidade e que ajudem na organização.

O ideal é que você consiga fazer um bom planejamento, levando em consideração o melhor aproveitamento do espaço e mais funcionalidade. Neste post, vamos mostrar 4 dicas para fazer uma decoração de quarto infantil moderna. Confira!

1. Comece escolhendo as cores

Conforme vai crescendo, a criança já começa a demonstrar um pouco de sua personalidade. Por isso, pode ser uma boa ideia envolvê-la na escolha das cores do ambiente. Você pode ajudá-la, mostrando que as paredes com cores neutras permitem que os móveis sejam mais coloridos e vibrantes.

Uma opção que tem sido bastante utilizada na decoração de quarto infantil é a tinta de quadro negro em uma das paredes, para que os pequenos possam rabiscar à vontade com giz. Os adesivos com centenas de temas diferenciados também dão um ar de diversão ao cômodo.

2. Conheça os tipos de piso apropriados

Quanto maiores as crianças, mais brincadeiras no quarto poderão envolver cambalhotas, tombos e outras estripulias. Por isso, é bom pensar bem no tipo de piso que você colocará no quarto dos seus filhos.

Existem, no mercado, alguns tipos de piso que ajudam a oferecer mais segurança para os pequenos, além de praticidade na limpeza. É o caso dos vinílicos e dos laminados. Com eles, você conseguirá evitar os ácaros e a poeira e as crianças vão se machucar menos.

3. Escolha móveis pela beleza e praticidade

Claro que há móveis em lojas de decoração infantil que encantam por sua beleza e pelo design, mas esse não deve ser o único fator a se considerar na hora de escolher a mobília para o quarto infantil. Imagine que, quanto mais reentrâncias o móvel tiver, mais poeira vai juntar e mais difícil será mantê-lo limpo.

Por isso, prefira a praticidade, sem abrir mão da beleza: linhas retas, clássicas e sem muitos detalhes. Aposte nas cores diferenciadas para destacar os móveis.

Lembre-se, também, de que essa fase vai durar um bom tempo, então é importante verificar a qualidade dos móveis. Fora isso, é preciso ter espaço para roupas e calçados — que ficarão maiores a cada ano —, brinquedos, jogo e livros.

4. Organize bem o espaço

Sabemos que as crianças estão apenas começando o seu aprendizado sobre limpeza e organização, não é mesmo? Por isso, é importante planejar bem a decoração do quarto infantil de forma que fique fácil incentivá-las a ajudar nessa tarefa.

Caixas organizadoras e prateleiras podem ser úteis nessa função, pois elas permitem que a própria criança junte os seus pertences na hora de guardar. Há diversas opções com cores e formas divertidas, que ajudarão a deixar o cômodo mais atraente para os pequenos.

Lembre-se de que, agora que eles estão crescendo, passarão mais tempo sozinhos, brincando em seu espaço, do que quando eram bebês. Por isso, é muito importante observar a qualidade de todo o material que será usado na decoração de quarto infantil, primando pela segurança dos seus pequenos em sua fase de desenvolvimento.

O que achou dessas dicas? Está alugando um imóvel em Montes Claros e deseja saber mais sobre decoração, continue conosco e leia mais um artigo com as principais tendências para o seu apartamento ficar lindo!